28 setembro 2007

Economizar água vale uma cachoeira

Se todos os habitantes de São Paulo fecharem as torneiras ao escovarem os dentes, todo dia será economizada água equivalente ao que cai nas Cataratas do Iguaçu por nove minutos.

Construir um mundo diferente começa por pequenos gestos cotidianos, que praticamos quase sem perceber.
Por exemplo, você sabia que ao escovar os dentes, deixar ou não a torneira aberta faz uma grande diferença?

Se deixamos a água escorrendo à toa pelo cano, gastamos em média até 13 litros de água a cada escovação (de 2 minutos), quando só precisamos de 0,5 litro. Se 1 milhão de pessoas decidirem fechar a torneira, serão economizados diariamente 37,5 milhões de litros de água limpa e tratada, o que dá para abastecer mais de 200 mil pessoas, de acordo com a média paulistana de consumo per capita (180 litros por dia). Se os 18 milhões de habitantes de São Paulo fizerem o mesmo, a economia diária será equivalente ao que cai nas Cataratas do Iguaçu por 9 minutos.
A água é um recurso escasso. Ainda que o Brasil tenha 13,7 % da água doce disponível no mundo, ela não está distribuída por igual pelo país. Há muita água na região Norte (68 %), onde mora pouca gente (7,6 % da população), e pouca água no Sudeste (6 %), onde está muita gente (42,6 % da população). Nem mesmo a abundância significa disponibilidade: há cidades na Amazônia, como Rio Branco (AC), que sofrem de falta de água potável porque não tratam adequadamente seu esgoto, o que provoca a contaminação de suas fontes.
Dos 5.391 municípios brasileiros com rede de distribuição de água, 1.267 convivem com racionamento, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (IBGE/2000). Do total de doenças no país, 60% tem origem no uso de água de má qualidade.O que é desperdiçado por uma pessoa falta a outra. Consumo água de maneira consciente e contribua para reduzir as doenças no Brasil.
(Consultado em 28/09/2007)

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home