Aquaótico
SINOPSE
Em um lugar privilegiado da galáxia, existe água. É o planeta Terra, onde já surgiram aproximadamente 1 bilhão de espécies.
Água. Sem ela não há vida. A água está em tudo. Mas para muitos a água é invisível. Um olhar líquido requer sensibilidade...
AQUAÓTICO - A ótica líquida, esclarecedora. Uma reflexão sobre o comportamento da raça humana em relação à água potável. Um relato de São Paulo. Um recorte da situação da água, o mais importante recurso natural que a sociedade já se apropriou.
O DOCUMENTÁRIO
A água é um líquido precioso que permeia nossa vida, mas corre sério risco de se tornar um bem raro em função de vários fatores: as agressões ao meio ambiente, o descaso do homem, o uso irracional e não sustentável, além da falta de percepção.
O vídeo “Aquaótico – A ótica líquida do caos” está baseado na necessidade de despertar o olhar e a sensibilidade para esses problemas, levando a sociedade a fazer uma reflexão sobre a importância que a água tem em nosso cotidiano, incluindo nessa lista, o uso da água invisível, que é aquela usada de forma indireta, como na indústria e comércio.
CONTEXTO
Segundo a ONU, cerca de 1,1 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável no mundo. Mais de 5.700 morrem por dia por doenças transmitidas pela água contaminada. A ONU indica que até 2050, mais de 45% da população mundial não vai ter acesso à água potável.
As discussões do século prometem girar em torno dos recursos naturais. Esses recursos devem ser responsáveis pelas “novas guerras”.
Nesse cenário caótico, o Brasil se destaca, já que tem a maior reserva hídrica do mundo: 13,7% da água doce do planeta. O país tem também o maior reservatório de água subterrânea: O Aqüífero Guarani.
OS ENTREVISTADOS
Eduardo Montes de Jesus (Edu das Águas) – Artista Plástico;
Renata de Salles Santos Pistelli – Educadora e advogada do Instituto Kairós de Consumo Consciente;
Carlo Enrico Chiarotto Pierro – Estudante e empresário do ramo da porcelana;
Vânia de Almeida Gimenez – Bancária e dona de casa;
Fagner Ribeiro – Supervisor de cobrança;
Gildo Santos Magalhães - Historiador da USP;
Carlos Eduardo de Almeida – Publicitário;
Ana Cássia Carli Maturano – Psicóloga;
Carlos Bocuhy – Ambientalista, membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM);
Virgilio Alcides de Farias - Presidente do Movimento de Defesa da Vida;
Modesto Florenzano - Historiador da USP;
Luciana Mendonça - Gerente da loja de informática;
Samuel Roiphe Barrêto - Biólogo e coordenador do Programa de Gestão e Conservação de Água Doce do WWF;
João Nelson dos Santos – Geógrafo da ONG Universidade da Água e jornalista;
Gustavo Veronesi - Educador Ambiental da SOS Tietê.
Raphael Soeiro
Roberto Haushahn
Tatiana Ferreira
Fernando Carneiro
Orientação
Alexandre Carvalho
Roteiro e Produção
Caroline Biasotto
Elaine Santos
Everton Rodrigues
Gilmar Dantas
Raphael Soeiro
Rafael Andrade
Roberto Haushahn
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home